Histórico da Federação

A Federação Sul-Rio-Grandense de Karate-do Tradicional, com mais de 60 Associações filiadas, completa 19 anos de trabalho consistente em prol do desenvolvimento do Karate-do no Estado.

Fundada no dia 20 de setembro de 1997, contabiliza resultados expressivos que se traduzem no aperfeiçoamento e na expansão desta arte marcial japonesa no Sul do Brasil.

Neste curto espaço de tempo, a Federação vem viabilizando e oportunizando, a incursão dos grandes mestres de Karate-do, possibilitando assim, que os praticantes possam absorver o conhecimento de lendas vivas, por exemplo, os Senseis Hidetaka Nishiyama, Masahiko Tanaka, Mitsuo Inoue, Takenori Imura, Koji Ogata, Akio Serizawa, Vladimir Jorga e Eligio Contarelli.

O sucesso do trabalho também se deve muito à intensa atuação no Estado de um corpo de Professores comprometidos com a ideia original que norteia a Federação, o Karate-do Educacional, também pelo apoio da CBKT dirigida pelo Prof. Gilberto Gaertner, por intermédio de cursos e clinicas, ministrados pelos Sensei Yasutaka Tanaka, Hiroyassu Inoki, Yoshizo Machida, Yasuyuki Sasaki,Tasuke Watanabe, Kazuo Nagamine e Ugo Arrigoni, elevando assim o patamar técnico de Professores e praticantes.

Com a orientação direta dos Mestres, adotou-se uma estratégia de padronização e unificação dos critérios dos exames de faixas. Ao todo, foram 400 graduações na faixas preta e 14.570 graduações de faixas coloridas, aprovados e registrados na Federação e na Confederação, nestes 21 anos.

Em paralelo a estes trabalhos internos, tem sido constante a presença da Delegação Gaúcha em cursos e campeonatos realizados não só no Brasil como no Uruguai, Argentina, Paraguai, Chile, Estados Unidos, Australia , França, Perú, Italia, Polônia, México, Eslovênia e Japão neste ultimo participando anualmente de competições e fazendo cursos de aperfeiçoamento.

Foco de Trabalho

Visando o continuo desenvolvimento do Karate-do no Estado, a Federação tem investido de forma diferenciada na capacitação do seu corpo docente e na captação e formação de jovens praticantes. Estabeleceu-se como meta a formação de uma nova geração de karatekas, capacitados e desenvolvidos de forma completa, preparando-os para conduzir a continuidade e manter o aprofundamento do trabalho educacional proposto pela atual geração.

Gestão Moderna

Moldada a partir das modernas Organizações Não Governamentais, que buscam otimizar a obtenção e gestão de recursos, a FSRKT aplica seus ativos, adquiridos por intermédio de suas taxas e inscrições, no desenvolvimento de todas as atividades de capacitação e representação de seus filiados.

 

Alfredo Aires
7º Dan – ITKF
Presidente da Comissão Técnica – FSRKT
Prof. Me. em Educação Física – CREF 007826-G/RS