Histórico do Karate

KARATE

O Karate e as demais artes marciais atuais têm suas raízes mais remotas nos séculos V e VI antes de Cristo, quando se encontram os primeiros indícios de lutas na Índia. Esta luta era chamada “Vajramushti”, cuja tradução aproximada poderia ser “aquele cujo punho cerrado é inflexível”. Vajramushti foi o estilo de luta do Kshatriya, uma casta de guerreiros da Índia.

Em 520 A.D., um monge budista chamado Bodhidharma (também conhecido como “Ta Mo” em chinês ou ” Daruma Taishi” em japonês), viajou da Índia para a China para ensinar Budismo no Templo Shaolin (Shorinji). A lenda conta que quando ele chegou encontrou os monges do Templo numa condição de saúde tão precária, devido às longas horas que eles passavam imóveis durante a meditação, que ele imediatamente se preocupou em melhorar a saúde deles.

O Karate não é apenas um esporte onde se trocam socos e pontapés, é uma filosofia de vida que ensina através do exercício físico. Não é só defesa pessoal, através da prática, você fortalece o físico, desenvolve a mente, lapida o espírito e com isso consegue viver em harmonia com o universo.

A palavra karate significa “mãos vazias” (kara – vazia / te – mãos), mas o karate (assim como outras artes marciais japonesas) ultrapassa a questão de arte marcial, e passa a ser um caminho para o desenvolvimento espiritual, sendo acrescentado ao nome a palavra “Do” que significa “caminho”. Sendo assim, Karate-Do significa “caminho das mãos vazias”.

Através de muito trabalho e dedicação, ele busca a formação do caráter de seu praticante e o aprimoramento da sua personalidade. Cada pessoa pode ter objetivos diferentes ao optar pela prática do Karate, que devem ser respeitados. Cada um deverá ter a oportunidade de atingir suas metas, sejam elas tornar-se forte e saudável, obter autoconfiança e equilíbrio interior ou mesmo dominar técnicas de defesa pessoal. Contudo, não deve o praticante fugir do real objetivo da arte. Aquele que só pensa em si mesmo, e quiser dominar técnicas de Karate somente para utilizá-las numa luta, não está qualificado para aprendê-lo, afinal, o Karate não é somente a aquisição de certas habilidades defensivas, mas também o domínio da arte de ser um membro da sociedade bom e honesto. Integridade, humildade e autocontrole resultarão do correto aproveitamento dos impulsos agressivos e dos instintos primários existentes em todos os indivíduos.

Origem e história do karate-do tradicional

O Karate Tradicional tem suas origens mais remotas ligadas a India e recentemente à China, através de duas técnicas de luta, chamadas Chuan-Fa e Nan-Pei-Chun que posteriormente serviram de base para o TO-DE.

O TO-DE é a arte de lutar sem armas desenvolvida em Okinawa (Japão) uma vez que o governo da época não permitia que as pessoas possuíssem quaisquer armas. A base técnica do Karate Tradicional começou inicialmente noTO-DE.

As técnicas de luta Chuan-Fa e Nan-Pei-Chun chegaram à Ilha de Okinawa, no Japão, e mescladas às lutas nativas, formaram duas grandes escolas, Shuri-Te e Naha-Te, que se desenvolveram e posteriormente deram origem aos vários estilos (escolas) de Karatê que conhecemos hoje.

SHURI-TE desenvolveu-se na área de Shuri, de Okinawa (atualmente parte da cidade de Naha). Baseado no Chuan-Fa Chinês da era de 1.400 A.C. foi subsequentemente desenvolvido em seu modo próprio e único, sob as condições geográficas e políticas de Okinawa.

NAHA-TE tem suas origens que remontam de Nan-Pei- Chun dos anos 1.900. Foi introduzido na área de Naha de Okinawa, diretamente de Fukien, China.

Em 1922, o Karatê foi introduzido em Tóquio, a principal ilha japonesa, através de Gichin Funakoshi, que aproximadamente após dez anos de intercambio com mestres e praticantes de outras artes marciais, como Aikido, Judô, Kendô, etc introduziu dentro do Karate ortodoxo (constituído basicamente na prática de Katas) o princípio filosófico do Budô. Com o Lema do Karate após a intervenção do mestre Funakoshi, fica evidenciada a forte conotação educacional, pois através da prática do karate, procura-se formar e melhorar o caráter, a personalidade, tendo como objetivo a vida em sociedade.

A partir dos anos 50, o Karate começou a ser exportado para outros países e é hoje um dos esportes mais praticados no mundo.